Por André Luis e Felipe Butslof

Seu Dia: SampaCine 01

Seu Dia criou uma Maratona. Afinal São Paulo fica mais velha essa semana, muita história para contar, e alguns filmes aqui rodado. Vale a Pena ver.


Ensaio Sobre a Cegueira

Direção de Ferando Meirelles
Com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga
Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.



Curiosidade:


Com o aval do autor

O produtor Niv Fichman teve interesse em adaptar o livro "Ensaio Sobre a Cegueira" para o cinema em 1999, quando ele e o roteirista Don McKellar viajaram às ilhas Canárias para conversar com o autor José Saramago. Uma das exigências feitas por Saramago para vender os direitos de adaptação é que no filme não fosse possível reconhecer em qual país a história se passa.

Problemas de saúde

José Saramago foi convidado à première de Ensaio Sobre a Cegueira em Cannes, mas seus médicos o proibiram de viajar. Desta forma o diretor Fernando Meirelles foi até Lisboa para lhe mostrar o filme.

Novo visual

Julianne Moore teve de cortar e pintar seu cabelo ruivo, uma de suas marcas registradas da atriz. Isso a deixou muito desconfortável, pois as pessoas estavam dando muito importância a isso no set de gravações.

Trabalho de campo

Durante o processo de preparação para o filme, atores, figurantes e toda a equipe sentiram o que era viver como um deficiente visual. Eles foram vendados , levados de carro para um local desconhecido e deixados na rua. Sempre havia alguém da produção para ajudar os "cegos",mas ainda assim, o diretor afirmou que alguém sempre entrava em colapso.

Exibição de gala

Foi o filme de abertura do Festival de Cannes 2008.

Prêmios

GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
Ganhou
Melhor Fotografia
Melhor Maquiagem
Melhor Direção de Arte
Melhores Efeitos Especiais

Indicações
Melhor Filme
Melhor Diretor - Fernando Meirelles
Melhor Ator Coadjuvante - Gael García Bernal
Melhor Atriz Coadjuvante - Alice Braga
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Figurino
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Edição - Ficção
Melhor Som






About André L. Silva

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.