Por André Luis e Felipe Butslof

Giro No Cinema

 


Por André Luis e Felipe Butslof



Filmes franceses tem ano de recorde em bilheteria internacional




O cinema francês registrou a maior bilheteria internacional de sua história em 2012, totalizando U$S 1,16 bilhão de arrecadação mundial e aproximadamente 140 milhões de ingressos vendidos. Os principais filmes responsáveis por esse recorde foram o thriller “Busca Implacável 2″, o ganhador de 4 Oscars “O Artista” e a comédia dramática “Intocáveis”.
O thriller estrelado por Liam Neeson ficou em 1º lugar, com U$S 355 milhões de bilheteria mundial. Embora seja falado em inglês e não tenha atores franceses em papéis de destaque, o filme é uma produção francesa do produtor Luc Besson, dirigida pelo francês Olivier Megaton. Logo em seguida, a dramédia “Intocáveis” foi responsável por U$S 269 milhões nos territórios estrangeiros, e o vencedor do Oscar “O Artista” somou U$S 102 milhões.
Outros destaques do cinema francês em 2012 incluem ainda “Asterix and Obelix: God Save Britannia”, estrelado por Gérard Depardieu, “Deus da Carnificina”, de Roman Polanski, e “Amor”, coprodução austríaca e um dos destaques do Oscar 2013.
Segundo a organização promocional UniFrance, na lista de maiores bilheterias do ano há mais de 30 produções que ultrapassaram a marca de 500 mil espectadores nos mercados internacionais, sugerindo que a indústria cinematográfica francesa atravessa sua melhor fase – o que contraria protestos públicos sobre a qualidade e o orçamento inflado de algumas produções. A título de comparação, em 2011, os filmes franceses renderam não passaram dos US$ 600 mil de arrecadação mundial, metade do sucesso registrado no ano passado.
O sucesso do cinema francês, no entanto, foi questionado por Vincent Maraval, co-fundador da produtora Wild Bunch. Em um editorial publicado em 28 de dezembro no jornal Le Monde, Maraval chama de “desastrosa” a indústria de seu país, dizendo que há exageros nos orçamentos e nos cachês para atores. Ele citou produções como “Asterix and Obelix: God Save Britannia”, que custou U$S 79 milhões, e disse que mesmo filmes considerados sucessos de bilheteria acabam causando prejuízo.













Astro da série Sons of Anarchy é cotado para estrelar novo terror de Guillermo del Toro


O ator britânico Charlie Hunnam (série “Sons of Anarchy”) está em negociações para atuar no próximo filme de terror de Guillermo del Toro (“Hellboy”), que o dirigiu na ainda inédita ficção científica “Círculo de Fogo”. Ele estrelaria o longa ao lado de Emma Stone (“O Espetacular Homem-Aranha”), que também está em negociações com a Legendary Pictures. As informações são do site The Hollywood Reporter.
Detalhes da trama ainda não foram revelados, mas já se sabe que se trata de um terror envolvendo uma casa assombrada. Del Toro e Matthew Robbins (“Não Tenha Medo do Escuro”) assinam o roteiro, que recentemente foi reescrito por Lucinda Coxon (“Wild Target”). Segundo o diretor será seu primeiro terror de verdade, desde que fez “Mutação” (1997) e “A Espinha do Diabo” (2001).
A Universal Pictures ainda pode entrar como co-financiadora no projeto, cujas filmagens estão previstas para fevereiro de 2014.
Já a ficção científica “Círculo de Fogo” estreia no Brasil em 9 de agosto.






















Atriz de Game of Thrones entra no filme sobre o WikiLeaks



A atriz holandesa Carice van Houten (série “Game of Thrones” e “A Espiã”) se juntou ao elenco do filme ainda sem título sobre Julian Assange, o fundador do WikiLeaks, site que causou polêmica ao publicar documentos secretos e material diplomático de diversos países. Segundo a revista Variety, van Houten interpretará Birgitta Jónsdóttir, jornalista islandesa que foi porta-voz do WikiLeaks e se tornou membro do Parlamento de seu país.
As informações são de que o filme mostrará Julian Assange como um homem idealista que ficou inebriado pelo poder, tornando-se paranoico e obsessivo. Benedict Cumberbatch (série “Sherlock”) vai interpretar Assange e Daniel Brühl (“Bastardos Inglórios”) viverá Daniel Domscheit-Berg, que foi braço direito de Assange e porta-voz do WikiLeaks de 2007 a 2010. O elenco também conta com Alicia Vikander (“O Amante da Rainha”) e possivelmente Dan Stevens (série “Downton Abbey”).
A direção é de Bill Condon (“A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2″) e o roteiro foi escrito por Josh Singer (série “Fringe”), usando como base os livros “Os Bastidores do WikiLeaks”, de Daniel Domscheit-Berg, e “WikiLeaks – A Guerra de Julian Assange contra os Segredos de Estado”, de Daniel Leigh e Luke Harding.
As filmagens acontecerão em 2013.




















Hollywood prepara cinebiografia do ciclista Lance Armstrong


O estúdio Paramount Pictures e o produtor J.J. Abrams (“Super 8″) compraram os direitos do livro “Cycle of Lies: The Fall of Lance Armstrong”, biografia do ciclista Lance Armastrong, que percorre sua carreira de glórias, após a recuperação do câncer, mas principalmente sua desgraça, ao ter suas sete vitórias na Volta da França questionadas devido ao uso de substâncias proibidas. A informação é do site The Hollywood Reporter.
O projeto foi anunciado um dia depois de o atleta admitir em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey que usou dopping para vencer a Tour de France. O livro é de autoria da jornalista esportiva do jornal The New York Times Juliet Macur e deve ser lançado em junho.
Outros projetos baseados em obras que acusam Armstrong de dopping, como “The Secret Race: Inside the Hidden World of the Tour de France: Doping, Cover-ups, and Winning at All Costs”, do colega de equipe do ciclista, Tyler Hamilton, foram sondadas, mas acabaram não sendo adquiridas.



























Ewan McGregor estrelará adaptação do novo livro do autor de O Espião Que Sabia Demais


O ator britânico Ewan McGregor (“O Impossível”) vai estrelar a adaptação do livro “Nosso Fiel Traidor”, suspense de John Le Carré. Segundo o jornal Daily Mail, McGregor é o único nome confirmado até o momento, embora houvesse rumores de que Ralph Fiennes (“007 – Operação Skyfall”), Jessica Chastain (“Histórias Cruzadas”) e Mads Mikkelsen (“Fúria de Titãs”) integrariam o elenco.
“Nosso Fiel Traidor” (Our Kind of Traitor, originalmente) é o romance mais recente de Le Carré, autor de tramas de suspense político e espionagemcomo “O Espião Que Sabia Demais” (2011) e “O Jardineiro Fiel” (2005).
O enredo acompanha a história um homem e sua esposa, que se envolvem com um empresário oligarca russo sem saber que ele é um dos maiores especialistas em lavagem de dinheiro do mundo. Antes que perceba, o casal se vê envolvido nos planos do criminoso e encurralado entre a máfia russa e o serviço secreto britânico.
O filme contará com o roteiro de Hossein Amini (“Branca de Neve e o Caçador” e “Drive”) e com a direção de Justin Kurzel (“Snowtown”).
Antes de “Nosso Fiel Traidor”, McGregor poderá ser visto nos cinemas na superprodução fantástica “Jack – O Matador de Gigantes” e na comédia dramática “August: Osage County”, que tem Meryl Streep (“Um Divã para Dois”) no elenco.





 





 

About André L. Silva

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.