Por André Luis e Felipe Butslof

Seu Dia: SampaCine 02



Para comemorar, e a vésporas de mais um aninho da capital, que filme fora gravado na cidade? Alguma cena? Bom, o Seu Dia encontrou:


O Beijo da Mulher Aranha

Direção de Hector Babenco
Com William Hurt, Raul Julia, Sonia Braga

  • Em uma prisão na América do Sul, dois prisioneiros dividem a mesma cela. Um é homossexual e está preso por comportamento imoral e o outro é um prisioneiro político. O primeiro, para fugir da triste realidade que o cerca, inventa filmes cheios de mistério e romance, mas o outro tenta se manter o mais politizado possível em relação ao momento que vive. Mas esta convivência faz com que os dois homens se compreendam e se respeitem.

    Curiosidades:


    Pelo amor à arte

    William Hurt e Raul Julia não cobraram para trabalhar no filme. Os atores receberam apenas uma ajuda de custo para passagem e hospedaria no Brasil.

    Teve que decorar

    Apesar de interpretar uma personagem relevante dentro da trama, Sonia Braga não sabia falar inglês na época. A atriz decorou todas as falas fonéticamente.

    Ideia original

    O ator Burt Lancaster, que recebeu um agradecimento especial ao término dos créditos finais, foi quem iniciou o projeto de O Beijo da Mulher-Aranha, quando ainda tinha o nome "Molina" como título provisório.

    Que saudade!

    Em seu discurso de agradecimento no Oscar de 1986, William Hurt, vencedor na categoria Melhor Ator Principal, utilizou a palavra "saudade" para descrever o que sentia em relação ao Brasil. O termo peculiar à lingua portuguesa não tem tradução em outras línguas.

    Prêmios

    OSCAR
    Ganhou
    Melhor Ator - William Hurt

    Indicações
    Melhor Filme
    Melhor Diretor - Hector Babenco
    Melhor Roteiro Adaptado

    GLOBO DE OURO
    Indicações
    Melhor Filme - Drama
    Melhor Ator - Drama - Raul Julia e William Hurt
    Melhor Atriz Coadjuvante - Sônia Braga

    INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
    Ganhou
    Prêmio especial

    FESTIVAL DE CANNES
    Ganhou
    Melhor Ator - William Hurt

About André L. Silva

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.