O canal Fox anunciou que a série animada “Os Simpsons” ganhará mais um episódio passado no Brasil, após a polêmica viagem ao Rio de Janeiro infestado por macacos de 2002, e dessa vez o tema será a Copa do Mundo de 2014.
“O episódio seguirá a família mais famosa de Springfield em uma viagem ao Brasil, onde a honestidade de Homer é colocada à prova por um dos mais gosmentos mafiosos sul-americanos no negócio de propinas do futebol”, diz a sinopse da Fox. No episódio, Homer viverá um dos árbitros da competição. Já dá para imaginar o resto.
Os produtores da atração estão aproveitando o tema do episódio para realizar parcerias com diferentes clubes de futebol do mundo, como o Corinthians, o Barcelona, o Boca Juniors e o Zenit, da Rússia. Personagens do programa utilizarão camisetas desses times, e os clubes, por sua vez, venderão produtos ligados à série.
Para quem já esqueceu, a primeira visita dos Simpsons chegou a incomodar até ao então presidente Fernando Henrique Cardoso e à Secretaria de Turismo do Rio, por retratar o país como um local de mulheres gostosas (até em programas infantis), cobras e macacos perambulando pelas ruas, dinheiro gay e sequestros relâmpagos corriqueiros. Mas de nada adiantaram as reclamações: o “problema dos macacos” continuou a merecer menção debochada em outro episódio. Na época, para evitar polêmicas ainda maiores, o diretor de dublagem da versão brasileira resolveu substituir uma das falas mais “maldosas”, em que Lisa afirmava que o Brasil era o lugar mais nojento em que já esteve. O que será que ela vai dizer agora?
Claro que não foi só o Brasil que sofreu com o desenho politicamente incorreto. Os hermanos da Argentina também tiveram seu dia de glória na 19ª temporada, quando o personagem Carl disse que “Estava cansado de democracia e que gostava da ditadura de Juan Perón, pois quando ele sumia com alguém era pra sempre”. Ao que Kenny emendava: “E a mulher dele ainda era a Madonna!”. Ao contrário do que aconteceu no Brasil, este episódio teve exibição vetada na Argentina por decisão da própria Fox.

0 comentários:
Postar um comentário