Por André Luis e Felipe Butslof

Seu Dia: SampaCine05

Hehehe São Paulo, 459 anos não é em vão, vamos lembrar dos Jesuítas, do Grito do Ipiranga, essa cidade maravilhosa, não só no nome, é tão bela, é tão graciosa, apesar do trânsito, apesar das enchetes, que metrópole não tem isso? Olhe-se para o passado, São Paulo, era Paulinho, hoje São Paulo, é cidadão - Obrigado a todos que fazem de São Paulo, a melhor Capital do Mundo.

Por André L.
 
 
 
Lula, o Filho do Brasil
 
Direção de Fabio Barreto
Com Fernando Alves Pinto, Cléo Pires, Glória Pires
1945, sertão de Pernambuco. Menos de um mês após Aristides (Milhem Cortaz) partir para São Paulo com uma mulher bem mais nova, dona Lindu (Glória Pires) dá a luz ao seu sétimo filho: Luiz Inácio da Silva, que logo ganha o apelido de Lula. Sem ter a quem recorrer, Lindu cuida da família sozinha. Três anos depois Aristides retorna, acompanhado de Sebastiana, sua filha. Uma semana depois ele parte mais uma vez, deixando o bebê e levando consigo Jaime (Maicon Gouveia), o segundo filho mais velho. Durante a seca de 1952 a família recebe uma carta de Aristides, chamando-a para viver com ele em São Paulo. Lindu vende tudo o que tem e viaja para São Paulo, junto com os filhos. Ao chegar descobre que a carta era falsa. Quem a escreveu foi Jaime, que já não aguentava mais os maus tratos do pai. A família passa a viver em Santos, onde Aristides vivia com outra mulher e trabalhava como estivador. Vivendo em condições precárias, a família ainda precisa lidar com a crescente violência de Aristides.
 
 

Procurando Lula


Foi realizada uma seleção nas cidades de Recife, Salvador e São Paulo, para encontrar os intérpretes de Lula no filme.

Atores Cotados


João Miguel esteve cotado para interpretar Lula na fase adulta.

Inicialmente Tay Lopez seria o intérprete de Lula na fase adulta. O ator chegou a iniciar as filmagens, mas teve que desistir do papel devido a dificuldades para perder peso e massa muscular em pouco tempo, o que lhe causou problemas de saúde.

Estreante


Estréia de Rui Ricardo Diaz nos cinemas.

Parceria


Este é o 3º filme em que o diretor Fabio Barreto e a atriz Gloria Pires trabalham juntos. Os anteriores foram Índia, a Filha do Sol (1982) e O Quatrilho (1995).

Em Família


É o 1º filme em que Gloria Pires e Cléo Pires, mãe e filha respectivamente, atuam juntas.

Financiamento


Foi produzido sem o uso de leis de incentivo municipal, estadual ou federal.
Recebeu o patrocínio de 18 empresas: Senai, GDF Suez, Odebrecht, OAS, Souza Cruz, Estre Ambiental, CPFL, Camargo Corrêa, EBX, Ambev, Volkswagen, Hyundai, Grendene, Grupo JBS-Friboi e ainda quatro empresas, que pediram anonimato aos produtores.

Filmagens


 
As filmagens ocorreram entre 20 de janeiro e 28 de março de 2009, nos estados de Pernambuco e São Paulo, em sete cidades e 70 locações. No total, foram utilizados três mil figurantes.

Exibição


A 1ª exibição pública de Lula, o Filho do Brasil ocorreria no Vale Open Air, em 23 de novembro de 2009, no Rio de Janeiro. Porém como a sessão seria no Jockey Club, em ambiente aberto, na qual estariam mais de mil pessoas, ela foi cancelada por medo da pirataria.

Foi o filme de abertura do Festival de Brasília.

Sindicalizados


Após uma semana em cartaz, foi lançada uma promoção em que os filiados de qualquer sindicato brasileiro tinham desconto de 50% na compra de um ingresso para assistir ao filme nos cinemas.

Prêmios


GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO
2011
Ganhou
Melhor Atriz - Gloria Pires
 

About André L. Silva

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.