AIDS Liberdade para Todos

 Essa semana a gente fez uma postagem sobre a AIDS/HIV, foi bom, por que muitas pessoas se demostraram firme nesse assunto de extrema importância, já sabemos que existe a EJAF (Elton John AIDS Foundation) e muitos mais, falamos sobre Ryan White, por que, ele foi simbolo de luta, no ínicio da descoberta da doença. Mas falaremos hoje sobre Matthew Wayne Shepard, pouco depois da meia noite, entre 11/12 completará 14 anos da morte desse jovem. Porque envolver ele no assunto da AIDS, por mais que digam, jamais saberemos o motivo de sua morte. Já foi o caso de dizerem que era só um susto, um roubo, e depois passaram da conta, e perderam o controle, pode ter sido homofobia, ou até mesmo por ser soropositivo do virus HIV.

Eu repito e uso essa história, não para comover, mas para mostrar que ainda existe gente que pensa que pode controlar quem vive e quem não vive. Já usei frase como 'Ser livre custa a morte?'

Em  fevereiro de 1996 durante uma viagem a estudos no Marrocos, Matt foi violentado sexualmente, adquirindo o HIV, o que resultou em isolamento e picos de depressão e ataques de panico, assim relatou sua mãe Judy Shepard. Um dos amigos de Wayne temia que sua depressão pode começar a usar dorgas enquanto estava na faculdade. Além disso, dias antes de seu assassinato ele confessou a um amigo, Tim O'Connor, que era HIV Positivo.

Em que acredita? Um roubo descontrolado? Ataque homofóbico? Ou apenas contra quem não aceita aqueles que tem AIDS ou HIV? As versões mudaram e Wayne jamais voltará. Não tiraram apenas uma vida, mas um filho de um pai ou de uma mãe, um homem que estudava ciencias politica. Ele estava inocente e lutava pelo direito de todos, até onde esse mundo vai? Esta tão fácil se matar e chegar a Anne Frank e dizer 'Não acredite que um dia um homem pode mudar, por que não vai'?  Quando nenhuma luz for o suficiente para iluminar as noites, todos aproveitarão... Muitos morreram.

Durante o caso, foi entrevista pelo Relatorio 20/20 no ABC, o então Chefe de Policia aposentado de Laramie (onde foi morto Wayne), o comadante Dave O'Malley, que disse que o alegado abuso não desqualificar o sentimento anti-gay. No momento de sua entrevista, disse: ". Meus sentimentos são de que o contato inicial foi motivada pela necessidade de obtenção de dinheiro através do roubo. O que eles tem em retorno foi de US$ 20 e um par de sapatos, então, algo mudou e mudou profundamente. Mas nunca vai saber o motivo da morte de Matt e não confiar no que (McKinney e Henderson assassinos e torturados de Matt) disse".

 No funeral de Matthew Wayne Shepard, a Igreja de Westboro de Topeka, Kansas, liderada por Fred Phelps e elevado caráter homofóbico, e também no julgamentos dos assassinos, utilizando cartazes com frases como " Matt Shepard apodrece no inferno", "A AIDS mata o maldito" e " Deus odeia as bichas". Fred não conseguiu obeter permissão para erigir um monumento "de marmore ou granito de 5 ou 6 pés (1,8m) de altura, com uma placa de bronze com a imagem de Matt e as palavras "Matthew Shepard entrou no inferno em 12 de Outubro de 1998, em desafio á advertência de Deus: Não deitarás com um homem como aqueles que mentem como mulher é uma abominação. Levítico 18:22"

 Acabamos de ver, e essa semana ficamos sabendo, que a AIDS/HIV sempre foi levado com um mal batendo nas portas dos saudaveis, como Wayne adquiriu o HIV? Como White adquiriu a AIDS? Um o sexo não foi consensual, ele foi espancado e estuprado, e White, em uma transfusão de sangue. E a Igreja ainda apoia e fez, e faz a diferença daqueles que sofrem com a doença. Se coloquem no lugar de Judy ou do pai de Wayne, um cara aparecer com uma placa, como dito acima, em meio ao funeral, imagine com Wayne se sentiu? Imagine como os pais de White se sentiram? Volto a repetir a AIDS pode ter cura, e qualquer pode pegar, você querendo ou não, você discrimina quem tem, e nem sabe que você tem. Judy e Dennis Shepard, obrigado, por ainda lutarem, mesmo com essa perda. Matthew Wayne, foi uma perda grande, e sentida. Descanse em Paz, jovem.






FIM!


Em Dedicação a família e amigos de:

Matthew Wayne Shepard


Ryan White.

About Unknown

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.