Por André Luis e Felipe Butslof

Seu Dia 26/12


Abaixo outros trabalhos, que contam com André Luis.
Apoiando:


Sobrevivendo ao Natal
Uma divertida direção de Mike Mitchell
Com Ben Affleck, Christina Applegate, James Gandolfini
Drew Lathan (Ben Affleck) é um homem rico, que está cansado de passar o Natal sozinho. Ele decide retornar à casa onde cresceu, na esperança de recuperar o espírito natalino e as grandes festas da época. Porém há um problema: no local vive uma família completamente desconhecida, os Valco. Decidido a ter novamente um Natal em família, Drew faz uma insólita proposta: oferece US$ 250 mil aos Valco para que eles sejam sua família no Natal. Tom (James Gandolfini), o chefe da família, topa o acordo. Mas a convivência de Drew com os Valco não será das mais fáceis. 



Sem roteiro

As filmagens começaram antes mesmo que o roteiro estivesse concluído, o que fez com que várias partes do filme fossem improvisadas pelos atores.

Mudança de locação devido ao frio

As filmagens não ocorreram em Arlington Heights, Illinois, devido ao intenso frio que estava no local na época.

Première adiada

Inicialmente estava previsto para ser lançado em dezembro de 2003 nos cinemas dos Estados Unidos, mas teve seu lançamento adiado em 10 meses para não competir com O Pagamento, outro filme estrelado por Ben Affleck.



O Menino de Pijama Listrado
Direção de Mark Herman
Com Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis
Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.

Personagens sem nome

Apesar dos pais do protagonista possuírem nomes (Ralf e Elsa), eles são creditados no filme apenas como Mãe e Pai para reforçar o ponto de vista da obra que é totalmente ligado ao menino.

Nome trocado e ligado ao futebol

O personagem Meinberg teve seu nome traduzido para o inglês como "My Hill" ou "My Mountain". Coincidência ou não, o diretor Mark Herman é torcedor do time Hull City e o goleiro do time na ocasião chamava-se Boaz Myhill.

Aliança na mão errada? Não.

Embora muitos cinéfilos observadores possam ter achado que a personagem de Vera Farmiga (Elsa, a mãe) estaria usando a aliança de casada na mão errada, na Alemanha, o símbolo do matrimônio costuma ser usado na mão direita ao contrário da maioria dos países que usa na mão esquerda.

Agulha na mão errada? Sim.

Quando a mãe está fazendo tricô e escutando rádio, ela usa o método inglês onde a mão direita segura a lã. Na Alemanha, é a mão esquerda que faz a tarefa.

Ops! Erramos ...

Quando o protagonista retorna da visita que fez ao menino Shmuel, ele entra em casa e fecha a porta, mas quando sua mãe chega a cãmera mostra a porta ainda aberta.

Característica mórbida de um lugar

Famoso pelas crueldades ocorridas em suas instalações, o campo de concentração Auschwitz não tem seu nome divulgado no filme, mas o que faz pensar que seria ele o retratado é a presença de de quatro fornos crematórios, único com esta mórbida característica.

Bandeiras erradas

As bandeiras nazistas no começo do filme são meio trasparentes e pintadas em tecido parecido com nylon. Esse material nunca foi usado pelo exército alemão e elas sempre foram opacas.

Música incorreta

Quando o pai de Bruno desce pelas escadas durante a festa, se ouve o hino nacional da Alemanha, mas para a época que se passa o filme a opção foi incorreta, pois devíamos ouvir a canção Horst Wessel, hino do partido nacional socialista, o NSDAP.

Mancada na hora do adeus

Quando o menino Bruno se despede de seus amigos logo no começo do filme, é possível ver pontes ao fundo da cena e elas são daquelas que possuem mecanismos eletrônicos, algo improvável nos anos de 1940.

Cena triste e complicada de realizar

Sobre a cena em que crianças são vistas ao lado de muitos adultos sem roupa, o cineasta disse que tinha mais advogados do que outra coisa nos bastidores, mas todas as obrigações legais foram cumpridas para a realização dela.

Desafinando no momento musical

Na festa de despedida que acontece em Berlim, a cantora usa um microfone Shure 55SH, famosa marca americana, algo impensável quando se sabe que os alemães era extremamente orgulhosos por terem as marcas Sennheiser e Neumann como pioneiras nos estúdios de gravação.

Tempo de filmagens

As filmagens ocorreram entre 29 de abril e julho de 2007.

Passagem pelo Brasil antes do circuito comercial

Exibido na mostra Foco Reino Unido, no Festival do Rio 2008, que ocorreu em setembro. A estreia nos cinemas aconteceu somente em dezembro de 2008.

Investimento na produção

O orçamento foi estimado em US$ 12.5 milhões.

Prêmios

PRÊMIO BRITÂNICO DO CINEMA INDEPENDENTE
Ganhou
2008 - Melhor Atriz - Vera Farmiga

Indicações
Melhor Diretor - Mark Herman
Ator Revelação - Asa Butterfield

FESTIVAL DE CINEMA INTERNACIONAL DE CHICAGO
Ganhou
2008 - Voto Popular (empatado com Quem Quer Ser um Milionário?)

PRÊMIO GOYA (Espanha)
Indicações
2009 - Melhor Filme Europeu

IRISH FILM AND TELEVISION AWARDS
Indicações
2009 - Melhor Filme Estrangeiro

YOUNG ARTIST AWARDS
Indicações
2009 - Melhor Atuação em Filme Estrangeiro - Asa Butterfield e Jack Scanlon





Seu Dia Especial Fim de Ano
Por André Luis e Felipe Butslof

About Unknown

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.