Por André Luis e Felipe Butslof

Seu Dia - 04-12

Seu Dia É você quem escolhe
Com Felipe Butslof e André Luis

Um Sonho de Liberdade
  • De Frank Darabont
    Com Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
    Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

    Diretor estreante

    Um Sonho de Liberdade é o primeiro filme dirigido por Frank Darabont.

    Desejo da produção

    A intenção inicial dos produtores era que o ator Brad Pitt interpretasse o personagem Tommy Williams, o que acabou não ocorrendo.

    Mudança de nacionalidade

    Na história de Stephen King em que Um Sonho de Liberdade foi baseado, o personagem Ellis Boyd Redding era irlandês. Este detalhe foi retirado do filme após a contratação de Morgan Freeman para interpretar o personagem.

    Arrumando a prisão

    Boa parte de Um Sonho de Liberdade foi rodado na Penitenciária Estadual de Mansfield, em Ohio, que estava desativada na época das filmagens. Como a penitenciária estava em péssimas condições, foi necessário que se fizesse uma pequena reforma que deixasse o local em condições para que se pudesse ali rodar um filme.

    Prêmios

    OSCAR
    1995
    Indicações
    Melhor Filme
    Melhor Ator - Morgan Freeman
    Melhor Roteiro Adaptado
    Melhor Fotografia
    Melhor Edição
    Melhor Trilha Sonora Original
    Melhor Som.

    GLOBO DE OURO
    1995
    Indicações
    Melhor Ator - Drama - Morgan Freeman
    Melhor Roteiro.



    Brilho de Uma Paixão

    Diração de Jane Campion
    Com Abbie Cornish, Ben Whishaw, Paul Schneider
    Londres, 1818. O jovem poeta John Keats (Ben Whishaw) é vizinho de Fanny Brawne (Abbie Cornish), estudante de moda e dona de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais distintos. Quando o irmão de John adoece, Fanny oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça e se oferece para ensiná-la poesia. Os dois terminam se apaixonando. Quando a mãe de Fanny e o melhor amigo de John descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los.
     - Abbie Cornish foi a primeira atriz a realizar teste para a personagem Fanny Brawne. Ela teve que aguardar um mês até ser confirmada no papel;

    - A diretora Jane Campion esteve no júri do Festival de Veneza 2007, onde assistiu O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford. Ela ficou tão impressionada com a performance de Paul Schneider neste filme que resolveu convidá-lo para atuar em seu próximo projeto;

    - As filmagens ocorreram entre 13 de março e 31 de maio de 2008;

    - A única cena rodada fora de Londres foi a do funeral de John Keats. Ela foi rodada em Roma;

    - Os poemas de John Keats citados em Brilho de uma Paixão são Endymion, When I Have Fears That I May Ceased to Be, The Eve of St. Agnes, Ode to a Nightingale, La Belle Dame Sans Merci e Bright Star;

    - Ben Whishaw recita Ode to a Nightingale durante os créditos finais;

    - O orçamento de Brilho de uma Paixão foi de US$ 8,5 milhões.

    Prêmios

    OSCAR
    2010
    Indicação
    Melhor Figurino

    BAFTA
    2010
    Indicação
    Melhor Figurino

    CÉSAR
    2011
    Indicação
    Melhor Filme Estrangeiro

About Unknown

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.