Por André Luis e Felipe Butslof

Academy Awards


Matéria de André Luís e Felipe Butslof




Academy Awards

Estatueta 
 O Óscar (Academy Awards em original) é o maios prêmio da industria do cinema, e um dos mais concorrentes, Grammy, Emmy e Golden Globe, foram inspirado no Prêmio da Academia.
 Em 16 de Maio de 1929 no Hotel Roosevelt em Hollywood ocorreu a primeira entrega do prêmio, para honrar as realizações cinematográficas mais prominentes de 1927 e 1928. A cerimônia foi apresentada pelo ator Douglas Fairbanks  e pelo Diretor William C. DeMille 
O Oscar é o mais famoso e cobiçado troféu do mundo do cinema. É entregue anualmente em cerimônia no Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles (EUA) aos que mais se destacaram no ano anterior em categorias como ator, atriz, diretor (realizador) ou cineasta, fotografia, música, roteiro (ou argumento) e melhor filme. Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5.800 membros votantes da Academia, de diversas nacionalidades. A cerimônia de entrega do Oscar é vista ao vivo na televisão por milhões de pessoas em todo o planeta.
Não se é toda a vez que se ganha um Óscar,  em 1947 quando Olivia De Havilland ganhou seu prêmio como Melhor Atriz, pelo desempenho no filme de 1946 Só Resta uma Lágrima e agradeceu a 27 pessoas. Minha Nossa! Quantas pessoas.
O valor de um Oscar pode ser faraônico. Num leilão em 1993, a estatueta ganha pela atriz inglesa Vivien Leigh em 1940 de Melhor Atriz pelo sucesso ...E o vento levou, foi arrematada por 562 mil dólares.
Em toda a história da premiação, houve apenas dois empates: Em 1933 Wallace Beery (Por The Gramp) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Gilr) e Katharine Hepbum (O Leão no Inverno) dividiram o de melhor atriz. Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou mais difícil, por o número de votos precisa ser rigorosamente igual.
Walt Disney tem o maior numero de indicações ao Oscar de todos os tempos, o número é de se assustar... Sessenta e Quatro.
O artista recordista em indicações ao Oscar é o compositor americano John Williams, com total de 47. Considerado o melhor amigo de Steven Spielberg de todas as suas indicações, 15 filmes foram dirigidos por ele. Ele arrematou 5 prêmios pelos filmes A Lista de Schindler, E.T. – O Extraterrestre, Star Wars Episódio IV: Uma nova Esperança, Tubarão, e Um Violinista no Telhado. O artista de 08 anos, é responsável pela trilha sonora de 106 filmes.

A trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis é a única franquia a receber simultaneamente o prêmio Oscar de Melhores Efeitos Visuais.
William C. DeMille
Dois grandes atores já recusaram o prêmio desejado por tantos: George C. Scott e Marlon Brando. Scott, premiado por Patton, avisou antes que não aceitaria se ganhasse, porque não acreditava em competição entre atores. Ganhou assim mesmo e não aceitou receber. Brando, que já havia sido premiado em 1955 por Sindicato de Ladrões e aceitou, mandou uma índia de nome Sacheen Little Feather representá-lo na entrega dos prêmios de 1973, que lhe deu o segundo Oscar por The Godfather. Sacheen subiu ao palco na hora do anúncio da vitória de Brando – feito por Liv Ullman e pelo então novo 007, Roger Moore - recusou o prêmio em nome dele e enfureceu a plateia e o público televisivo, com um discurso escrito pelo ator contra a opressão sofrida pelo índio norte-americano. Tempos depois, descobriu-se que a "índia" era na verdade uma dançarina doTexas que acabou posando para a revista Playboy.
A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O'Neal, filha do ator Ryan O'Neal, que aos dez anos recebeu o premio como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1974. A segunda mais jovem, a canadense Anna Paquin, só pôde assistir ao próprio filme cinco anos após sua produção. O filme O Piano, em que ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, era proibido para menores de dezesseis anos e ela só tinha onze.
A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao prêmio, com 17 no total, desde 1979. Venceu três vezes: como melhor atriz coadjuvante por Kramer versus Kramer, em1980, como melhor atriz, por A Escolha de Sofia, em 1983, e por A Dama de Ferro, em 2012.
Teatro Kodak
Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes que mais conquistaram prêmios, 11 estatuetas cada um.
A trilogia O Senhor dos Anéis foi a franquia mais prestigiada pela Academia: foram 17 prêmios Oscar em 30 indicações.
Uma inserção de comercial de televisão de trinta segundos na rede de TV ABC, transmissora da festa, em rede nacional durante a entrega do Oscar, pode custar 220 mil dólares.
Tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o primeiro, e até hoje, o único filme de fantasia da história a receber um prêmio Oscar de Melhor Filme.
Na categoria de melhor "filme de língua estrangeira," apenas um país latino-americano já conseguiu uma estatueta, por duas vezes: a Argentina, com A História Oficial, em1986, e El secreto de sus ojos, em 2010. A Itália e a França dividem a liderança nesta categoria: doze vitórias cada.
Olivia De Havillad
A categoria "Melhor Filme de Língua Estrangeira" é frequentemente referida por "Melhor Filme Estrangeiro" que é uma categoria inexistente. O Oscar de melhor filme de língua estrangeira não vai para o país da língua falada no filme, mas para o país da nacionalidade do diretor do filme embora a Língua deste filme tenha que ser estrangeira ao Inglês. Aliás, até 1955 a Academia presenteava o Oscar só aos filmes de língua estrangeira que eram feitos nos EUA. Em resumo, não é o filme que precisa ser de direção estrangeira para este ganhar o prêmio, mas a Língua do filme é que tem que ser estrangeira para o filme concorrer ao prêmio e quem ganha o Oscar não é o país da nacionalidade da língua, nem aonde o filme é rodado, ou o país da nacionalidade da produção do filme, mas o diretor do filme.
Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard Burton,Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Kirk Douglas que recebeu um Oscar honorável das mãos de seus filhos incluindo Michael Douglas em 1996 e até o gênio Charles Chaplin, que também ganhou um honorário em 1972, aos 82 anos de idade.
A pessoa mais jovem a ser indicada a um óscar dentre todas as categorias foi Justin Henry, indicado na categoria melhor ator coadjuvante aos 8 anos de idade.
Os únicos filmes vencedores do Oscar de melhor filme a levar apenas uma estatueta foram The Broadway Melody, Mutiny on the Bounty e Grand Hotel, sendo que este último não foi indicado a mais nenhuma categoria.
Em toda a história, apenas duas pessoas receberam um Oscar póstumo: Peter Finch, por Rede de Intrigas, em 1976, e Heath Ledger, por O Cavaleiro das Trevas, em 2009. Outros cinco atores falecidos receberam indicação: Spencer Tracy, Massimo Troisi, Ralph Richardson, Jeanne Eagels e James Dean.
Maryl Streep recordista em indicações
Apenas 3 filmes receberam os cinco principais prêmios da Academia - Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro (Adaptado ou Original), Melhor Diretor e Melhor Filme - são eles: Aconteceu Naquela Noite, em 1934, Um Estranho no Ninho, em 1975 e O Silêncio dos Inocentes, em 1990.
"Lose Yourself", música do cantor norte-americano Eminem, foi o primeiro rap a vencer o Oscar de melhor canção, em 2003. Eminem, contudo, irritado com produção do evento, que pediu ao rapper para criar uma versão "light" da música, enviou o seu produtor Luis Resto para receber a estatueta, enquanto ele mesmo ficou sentado em sua cadeira no evento.
No mesmo ano da indicação e vitória de Eminem, Caetano Veloso se tornou o primeiro brasileiro a se apresentar em uma cerimônia do Oscar. O cantor baiano interpretou a música Burn it Blue, tema do filme "Frida", canção esta que foi indicada ao Oscar, mas derrotada. O vencedor do Oscar de melhor roteiro original, "Fale com Ela", de Almodóvar, também contava com Caetano, que cantou uma música em uma cena do filme.
A série cinematográfica de sucesso, "Harry Potter", nunca ganhou um Oscar em seus filmes. O último filme da série: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, também não ganhou nenhum prêmio, apesar de ter sido indicado em 3 categorias. A série é uma das franquia cinematográficas com a maior bilheteria de todos os tempos.

About Unknown

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.